top of page

Cromoterapia Voltada à Manutenção da Energética Vital

CROMOTERAPIA COMO CIÊNCIA: O que é CROMOTERAPIA?


Cromoterapia é a utilização das cores, principalmente na forma de luz para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

É uma técnica fundamentada em três ciências: a Física (ciência que estuda as transformações da energia e principalmente à natureza da luz), a Medicina (arte de curar) e a Bioenergética (ciência analisa a energia vital e que demonstra a existência de um corpo bioplasmático ou bioenergético).


As cores têm potencial para influenciar atitudes emocionais e físicas nos indivíduos.

A Cromoterapia utiliza a cor-luz, em diferentes frequências luminosas para restaurar, manter ou modificar o equilíbrio físico e emocional.


A Cromoterapia não foi inventada nem descoberta nesse século e sim em épocas remotas nos templos de Heliópolis (na Fenícia Romana), no Egito, e também na Grécia, China e Índia.


Dentre os mais destacados autores e pesquisadores que se debruçaram mais recentemente ao estudo das cores, podemos indicar:


- Johann Wolfgang von Goethe, em 1810 no seu livro “A Teoria das Cores” estabeleceu o aspecto fisiológico das cores e o conceito de cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e as cores secundárias (laranja, verde e roxo). Suas pesquisas duraram cerca de 40 anos. Ele descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. A intensidade dos efeitos depende da intensidade das cores.


- Dr. Edwin Babbitt (1878), publicou o livro “Os princípios da luz e da cor”, onde relata diversas experiências de cura, através da cromoterapia. Ele observou e registrou as reações de pacientes com doenças mentais que, em contato com o raio vermelho ficavam violentos; quando eram colocados sob a influência da vibração azul se acalmavam.


- Dr. Dinshah Ghadiali (1933) introduziu o sistema de lâmpadas coloridas. Ele era um médico indiano, residente em New Jersey, Estados Unidos. É considerado o estruturador da Cromoterapia em bases científicas. Autor dos livros: “Spectro- Chrome Home Guide”, “Spectro-Chrome Metry Encyclopaedie”. Ele descobriu os princípios que explicam a ação terapêutica de cada cor sobre o organismo do ser humano.


- Dr Mac Naughton (Londres,Inglaterra) Escreveu o livro “Vibrations”, relatando a importância da cor amarela na ativação do sistema linfático. Ele dizia que o azul produzia o oxigênio necessário para neutralizar o excesso de hidrogênio e de carbono, reduzindo, através do processo de oxidação, os radicais livres e alguns íons dissociados.


- Dr. Niels Finsen (Copenhague, Dinamarca), autor do livro “Propriedades Actínicas da Luz do Sol”. Ele fundou o Instituto da Luz para a curar pessoas vítimas de tuberculose. Relatou curas surpreendentes em cerca de dois mil pacientes com a aplicação da cromoterapia, recebendo o Prêmio Nobel, em 1903.


- Dra. Barbara Ann Brennan (1987), autora do livro “Mãos de Luz” e “Cura pela Luz interior”. Ela explica a interrelação da luz com os campos de energia humana.


- René Nunes, Jornalista, Escritor, Professor, Conferencista e Pesquisador Espírita brasileiro. Autor do livro “Compêndio científico de Cromoterapia” é uma grande referência no Brasil.


No próximo post eu vou falar sobre algumas contribuições da Física para o estudo das propriedades das cores que fundamentam os benefícios da cromoterapia para manutenção da saúde.



Referências:

´ BALZANO, Ondina; GUIMARÃES, Olga Maria Balzano e GUIMARÃES, Cristina Balzano. CROMOTERAPIA Volume II Tratamento para mais de 100 doenças. Editora Le Books, SP.

´ BRENAN, Barbara Ann. Mãos de Luz: Um guia para a Cura através do Campo de Energia Humana. 24ª ed. São Paulo: Ed. Pensamento-Cultrix, 2008.

´ HELERBROCK, Rafael. "Espectro eletromagnético"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espectro-eletromagnetico.htm. Acesso em 05 de junho de 2021.

´ Sugiro visita aos sites:

´ https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espectro-eletromagnetico.htm

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page