top of page

Como Comecei a me Curar Através dos Florais de Bach

Atualizado: 23 de mai. de 2022



O meu primeiro contato com os florais aconteceu a aproximadamente 25 anos atrás, em consulta com um psicoterapeuta. Eu fui até ele encaminhada por uma amiga, pois me sentia em profundo sofrimento. Na adolescência, havia sofrido um trauma. O pai do meu vizinho, uma pessoa que eu gostava muito, estava sentado na calçada, em frente à casa dele, quando um caminhão que estava estacionado mais acima, perdeu o freio e ele foi esmagado.


Eu sofri, mas acabei esquecendo. No entanto, quando tive minhas filhas e elas foram crescendo um pouco, eu passei a acreditar que elas iam cair para fora do carro. Eu checava todas as portas, vidros, várias vezes e não dirigia sossegada achando que elas cairiam e um caminhão as atropelaria. Percebi que a coisa estava fugindo do meu controle porque passei a ter medo de andar a pés, quando via que tinha uma subida e algum caminhão estava estacionado. Eu andava com o coração aos saltos, pois acreditava que a qualquer momento eu seria atropelada pelo caminhão. O sofrimento estava ficando tão grande que eu aceitei me consultar, e aproveitar para ver se a minha enxaqueca (que era constante) diminuía. Na realidade, meu maior medo era ter que consultar um psiquiatra e começar a fazer uso daqueles remédios químicos que, em casos como o meu, são receitados.


Em consulta com o psicoterapeuta, ele indicou que eu fizesse de Florais de Bach. Como eu já era adepta da Homeopatia, gostei muito de ser tratada com um “remédio” natural. As gotinhas operaram milagres na minha vida. Eu consegui um livreto com uma amiga que tinha um resumo de cada floral e por pelo menos por uns três anos, esse conhecimento fez parte da minha vida, auxiliando inclusive a curar minha enxaqueca, pois descobri o fundo emocional e pude tratar-me adequadamente com os florais. Esse foi o meu primeiro contato com os Florais de Bach. Eles acabaram com meus traumas em muito pouco tempo e devolveram minha estabilidade emocional.


Em setembro de 2020 eu fiz o Curso de Florais de Bach com a Professora Dra. Carmem Monari, em Campinas. Eu estava passando por dificuldades para concluir meu Doutorado e achei que um contato mais aprofundado com o conhecimento das essências florais iria me fazer muito bem. Após o curso eu já comprei a maleta com os 39 florais e passei a praticar o “Cura-te”. Foi um processo muito interessante, pois passei a usar Chestnut Bud (não estava aprendendo com meus próprios erros) + Wild Oat (precisava de um Norte que me orientasse o percurso) + Olive (estava desvitalizada), que usei no intuito de resolver os meus dilemas do Doutorado. Funcionou muito bem, me dando clareza e lucidez em relação ao tema que eu vinha desenvolvendo. Foi uma verdadeira “guinada” de 180° que deixou inicialmente minha orientadora apavorada, mas que em seguida, percebeu que realmente aquele era o caminho mais viável para a pesquisa.


Esse processo muito profícuo me trouxe clareza em relação a uma característica que me fazia sofrer muito: indecisão. Eu era capaz de comer algo que não gostasse, só para não ter que fazer a escolha que achasse correta. Foi aí que passei a tomar Scleranthus, que até hoje é o meu floral de fundo pois percebo que grande parte dos meus sofrimentos ocorre por eu não opinar, ficar sempre entre duas saídas para o mesmo problema. Incapaz de decidir e manter firme a mesma opinião.

Na época do curso Nível I eu já estava terminando a minha formação em Terapia Holística. Me encantei de tal forma com os Florais que fiz o Nível II (em novembro de 2020) e o III (janeiro de 2021). No início de 2021, eu já havia decidido que seria uma Terapeuta que utilizaria os conhecimentos dos Florais do Dr. Bach em minha vida e em meu consultório. Em abril de 2022 recebi meu título de “Practitioner” pelo Bach Centre da Inglaterra, coroando com muito êxito, minha carreira de educadora através dos Florais de Bach.


Finalizando, gostaria de evidenciar o quão necessário e importante foi eu ter tido acesso aos Florais de Bach. Isso ampliou meus horizontes e o de mais de 200 pessoas que já passaram pelo meu consultório desde o ano de 2021. Eu fico muito feliz quando aparece um novo consultante, dizendo que outro cliente meu me indicou, falando que eu dava “umas gotas mágicas que fazia a pessoa ficar bem”. Serei eternamente grata ao Dr. Edward Bach pelo seu legado, pela simplicidade de indicação dos florais, e principalmente, pela possibilidade de conseguirmos ter mais pessoas felizes e bem resolvidas emocionalmente neste mundo tão problemático do qual fazemos parte.

Cada pessoa que retorna ao consultório dizendo como os florais a auxiliou para que percebesse coisas que antes não via, me dá um novo impulso para seguir nessa direção, pois acredito firmemente que, a cada pessoa que se sentir mais em paz no mundo, mais o mundo ficará pacífico. Eu sinto que estou, junto com o Dr Edward Bach, construindo um mundo melhor, através da cura da alma proporcionada pelos seus maravilhosos Florais.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page